Resultado de 8 semanas!!

sexta-feira

Perguntas e Respostas sobre dieta e exercícios, MUITO INTERESSANTE!

Musculação engorda ?

Chama-se de musculação o tipo de atividade física em que se utilizam pesos livres ou aparelhos para trabalhar determinados grupamentos musculares com sobrecarga. Normalmente predomina o trabalho anaeróbico. Pode ser mais aeróbica, quando se prolonga a duração dos exercícios e se utilizam pesos mais leves. É um equívoco achar-se que a musculação engorda. Ela pode levar a um ganho de peso em massa magra, que, no transcorrer de um tratamento para emagrecer, poderia produzir a falsa impressão de que este tipo de exercício pudesse estar retardando os resultados do tratamento. Na verdade, o ganho de peso em massa muscular vai ser altamente favorável à manutenção do peso ideal, já que aumentará o gasto energético basal do organismo. O gasto calórico médio obtido através da atividade de musculação é de 400 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg.


Aeróbica é melhor para modelar o corpo do que levantar pesos ?

Para transformar seu corpo, você precisa treinar com pesos.



Se você exercita-se, não importa o que você come ?

Se você exercita-se, tudo o que você come é importante.

Se a mulher levanta pesos, ela ficara ' volumosa ' ?

Exercícios de resistência ajudam a criar massa magra e tornear os músculos.



Treinamento com pesos é só para atletas jovens ?

Pessoas de todas as idades devem treinar com pesos.



Quando mais se exercitar, melhor ?

Muito exercício atrasa os resultados.



Músculos crescem enquanto você esta treinando ?

Músculos crescem quando você está dormindo.



Levantar o peso é o que estimula o crescimento do músculo ?

Levantar e abaixar pesos é o que estimula o crescimento do músculo.



Um certo numero de repetições no treino e esta tudo certo ?

Esforço de alta intensidade produz resultados melhores.





Musculação Diminui a Elasticidade ?

Outra idéia falsa.Nossos músculos possuem a propriedade da elasticidade. Se alongam como se fossem elásticos. Portanto imagine dois elásticos do mesmo comprimento e com a mesma propriedade de elasticidade. Um fino e um grosso. Se esticarmos os dois , qual deles alcançará um maior comprimento ? Sem dúvida o grosso. O mesmo aconteçe com nossa musculatura. Se as fibras musculares estiverem hipertrofiadas (mais grossas) , elas terão maior capacidade de se alongar. É importante de se lembrar que a elasticidade deve ser estimulada sempre , para que os músculos tornen-se alongados. Esse estímulo de elasticidade deve ser feito logo após as sessões de treinamento.

Musculação Masculiniza as Mulheres ?

Esse falso conceito é o que mais impede as mulheres a fazerem uso desse excelênte meio de treinamento que é a musculação.O que deve ser entendido de uma vez por todas é que mulher é mulher e homem é homem. Mulheres nunca terão formas masculinas.Existe um hormônio chamado testosterona , que é responsável pelo crescimento muscular , assim como o aparecimento de pelos no rosto , pela vóz mais grave e outra características sexuais secundarias. Ele é que difere os homens das mulheres. Esse hormônio é produzido muito pouco nas mulheres. Portanto , por mais pesada que seja a musculação que as mulheres façam , nunca terão formas masculinas.Aquelas fisiculturistas que aparecem nas revistas e televisãocom formas masculinas , as tem porquê , com certeza fazem uso de testosterona sintetizadas quimicamente (esteróides anabólicos).

Musculação Prejudica o Crescimento ?

Antigamente tinha-se essa idéia. Achava-se que existia um "efeito pressão" sobre as epífises ósseas (extremidades) da criança ou adolescente , que acelera a calcificação óssea. Musculação estava relacionado a grandes massas musculares e levantamento de pesos. Sabemos no entanto , que a musculação é uma atividade física , que pode desenvolver várias valências físicas de acordo com a forma de trabalho e adequada a todas as idades por ser individualizada. E sabemos ainda que a atividade física é um dos meios para se estimular o hormônio de crescimento pela hipófise , portanto muito pelo contrário , a musculação se bem orientada , pode até ajudar no crescimento.


O Que é Celulite ?

Celulite é um dos mais explorados problemas estéticos , transformado em fantasma pela indústria de cosméticos e de aparelhos de beleza. A palavra celulite significa inflamação da célula (celul=célula , ite=inflamação). Mas estudos mostram que no tecido dito "celulitico" , não existe inflamação. Aliás não foi encontrado nenhuma diferênça do tecido celulitico com as células gordurosas normais. O problema é no tecido conjuntivo (colágeno). O colágeno invade o tecido adiposo (gorduroso) e fazem a separação dele (compartimentalização), dando o aspecto rugosos feito uma casca de laranja. O nome científico correto para essa anomalia é "lipodistrofia edematofibrosa".


Sauna emagrece ?

Não emagrece. Todo o peso perdido após uma sessão de sauna corresponde a líquidos e é prontamente recuperado com o processo de reidratação que se segue quando a pessoa sacia sua sede.

Refrigerante dietético engorda ?

Pelo seu sabor fortemente adocicado, muita gente duvida de que os refrigerantes dietéticos não engordem. Mas não engordam mesmo. Enquanto um copo de refrigerante não dietético contém aproximadamente 90 Kcal, o refrigerantes dietéticos, por serem adoçados artificialmente, são praticamente desprovidos de calorias (menos de 1 Kcal por copo). Os adoçantes mais utilizados são o aspartame, a sacarina e o ciclamato (ou uma combinação de 2 deles), variando conforme a marca do refrigerante.

Carboidratos engordam ?

Na verdade, as gorduras engordam mais. Durante muito tempo os carboidratos foram considerados os grandes vilões da obesidade. As dietas cortavam pães, arroz, feijão, batata e massas. Hoje sabe-se que o nutriente que mais engorda é a gordura. Um excesso de calorias ingerido sob a forma de carboidratos consome uma considerável quantidade de energia para ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo. Já as gorduras, podem ser armazenadas mediante um gasto de energia muito menor. Além disso, se valoriza cada vez mais o papel do carboidrato como estimulante da serotonina (neurotransmissor cerebral que controla o apetite). Quando se ingere uma quantidade insuficiente de carboidratos, pode haver uma queda da atividade da serotonina no cérebro e um aumento do apetite ou uma compulsão alimentar. Pacientes que seguem dietas desequilibradas por longos períodos apresentam um risco aumentado de desenvolverem transtornos do comportamento alimentar do tipo bulimia nervosa ou anorexia nervosa.

Remédio para emagrecer causa dependência ?

Muito comum a confusão com a palavra dependência em relação aos remédios para emagrecer. Se um paciente usa um inibidor do apetite, por exemplo, durante um determinado período e, quando interrompe o uso do medicamento volta a engordar, logo se diz que ele está dependente daquela droga. Isto não é dependência; pode ser apenas um sinal de que aquela droga estava sendo útil para o paciente naquele momento do seu tratamento, evitando que ele engordasse. Por outro lado, estes medicamentos, que também são chamados de anorexígenos, podem realmente levar a quadros de dependência, principalmente quando utilizados em altas dosagens e sem acompanhamento médico, mas seu potencial de dependência é muito inferior ao de seu ancestral químico, a anfetamina. Em pesquisas clínicas bem controladas, em que se utilizou uma dessas drogas, a fentermina, em doses moderadas, durante 4 anos de tratamento, não houve relato de dependência em nenhum dos pacientes tratados.

Exercício abdominal tira barriga ?

Chama-se de abdominal o tipo de exercício em que se busca trabalhar predominantemente a musculatura da parede do abdome. A prática regular de exercícios abdominais pode reduzir a circunferência do abdome, por aumentar o tônus da musculatura da parede anterior. É importante ressaltar-se, no entanto, que nenhum tipo de exercício pode levar à perda localizada de gordura.


O que é diet não engorda ?

É chamado de diet qualquer produto dietético sem adição de açúcar. Qualquer é recomendável para diabéticos, desde que estejam em seu peso normal, já que, por não possuírem sacarose, não provocam uma elevação rápida da taxa de açúcar circulante (glicemia). Mesmo não contendo açúcar, entretanto, alguns alimentos diet podem apresentar um elevado teor calórico, como é o caso dos chocolates e de alguns sorvetes, devendo ser evitados por quem precise emagrecer. É muito freqüente a confusão entre os termos diet e light é a denominação reservada aos alimentos com teor reduzido de calorias.


Para perder gordura, e melhorar o corpo, não coma ?

Para construir um corpo torneado, saudável, você tem que comer!



Comer certo significa comer três vezes ao dia ?

Comer seis vezes ao dia é o jeito correto!



Pessoas que comem demais perdem a força de vontade ?

Comer demais é um instinto natural.



Dieta baseada em carboidratos e pouca gordura funcionam melhor ?

Pessoas estão ficando gordas devido a "Overdose de carboidratos".



Comer certo significa excluir comidas ruins ?

Você precisa evitar comida ruim e consumir comida boa.



Você tem que contar cada caloria que você come ?

Você tem que contar porções, não calorias.



Se você comer certo, você não precisa usar suplementos ?

Estudos mostram que muitos de nos necessitam de suplementos.



Você precisa beber água apenas quando está com sede ?

Seu corpo precisa de mais água do que parece.



Você tem que comer perfeitamente toda hora ?

O termo "Comer perfeito" não existe.



Menstruação Impede a Prática de Atividade Física ?

Antigamente achava-se que no período menstrual as mulheres deveriam fazer repouso completo , pois estavam perdendo sangue. Até bem pouco tempo , as mulheres funcionárias de empresas e órgãos públicos , tinham direito a um abono de três dias por mês , por conta da menstruação.A menstruação é uma coisa absolutamente normal e natural e não há impedimento nunhum em fazer qualquer atividade física. Existem relatos de várias atletas que conseguiram suas melhores performances no período menstrual.



Parar de Fumar Engorda ?

Ninguém engorda porque deixou de fumar , a menos que passe a comer compulsivamente , ou ansioso pela falta de cigarro , substitua o hábito por doces , balas ou outras guloseimas. Um outro fator que normalmente aconteçe é que os ex-fumantes têm um aumento de hapetite, já que com o paladar e olfatos mais apurados , aumenta o prazer de comer.



O Álcool Ingerido nos Finais de Semana é Eliminado após a Prática de Atividades Físicas ?

Esse é um dos mitos mais propagados pelos adeptos dos chopinhos nos finais de semana. Estas pessoas acreditam que ao transpirar estão expelindo pelo suor o álcool ingerido. Isso não tem fundamento. O álcool é absorvido pelo organismo alguns minutos após sua ingestão , produzindo seus efeitos , que diga-se de passagem são maléficos. Os produtos de seu metabolismo são excretados via urina e fezes. Nada pode acelerar sua eliminação , nem mesmo a atividade física. Portanto é inútil empenhar-se em fazer exercício físico intenso quando se está sob efeito da ressaca e pode até ser perigoso , devido ao risco de acidentes , de hipoglicemia e de complicações cardíacas . O uso de bebidas alcólicas não combinam com atividade física.



O Aquecimento é Importante ?

O aquecimento eleva a freqüência cardíaca , aumenta a temperatura corporal , deixa o sangue mais viscoso , mobilisa mais fluidos articulares , entre outras modificações. No entanto não existe estudo científico que comprove a melhora do rendimento físico e a prevenção de lesões músculo articulares após um aquecimento. A prática porém demonstra que um aquecimento antes da atividade física faz o organismo responder melhor ao esforço físico.



Numa Distância de 2 KM se gasta mais calorias andando ou correndo ?

A mesma quantidade de calorias é gasta nas duas atividades. Na corrida , embora o esforço seja maior , o tempo para completar o percurso de 2 KM será menor.Já a caminhada exigirá menos esforço , porém para completar o percurso de 2 KM , o indivíduo levará mais tempo. O tempo é uma variavel importante na quantificação do gasto calórico.



Exercício Abdominal Tira a Barriga ?

É errada a idéia de que se exercitar-mos uma determinada musculatura , perdemos gordura naquele local. Seria muito facil deste jeito. Gordura não queima seletivamente . Ao exercitarmos , a gordura armazenada em adipócitos (depósitos de gordura) existente em nosso organismo é acionada. E não só de um determinado local.Além do mais , as atividades que mais favorecen a "queima" de gordura , são aquelas chamadas de aeróbias, ou seja , às que usam oxigênio no metabolismo energético. Os exercícios localizados , como os abdominais , ajudam no enrigecimento das musculaturas envolvidas.



Sauna Emagrece ? Água engorda ?

Essa afirmação é falsa. Suor não é gordura. É apenas líquidos que o nosso organismo expele como forma de manter a temperatura equilibrada. É uma forma natural de resfriamento do organismo. E mais , toda essa água que o nosso organismo expele , nós repomos ao beber água.A água é a única substância que possui nº0 de calorias. E se não tem calorias , não engorda. Portanto podemos (como devemos) beber água sempre que tivermos sede.


*Dados retirados do livro Atividade Física Mitos & Tabus (Prof. Vitor Augusto Longo Braz, 1998)

Nenhum comentário:

Lista de objetivos a serem alcançados em 2010


*Voltar a fazer academia;
*Comer 6 refeições pequenas por dia, cada uma com uma porção de carboidrato e proteína;
*Tomar um comprido de multi-vitaminico e multi-mineral todos os dias;
*Beber 10 copos de água todos os dias.