Resultado de 8 semanas!!

quinta-feira

Mais informacoes sobre a dieta do Indice Glicemico

Encontrei esta reportagem no blog http://aminhadieta.blogs.sapo.pt


Os mais recentes conhecimentos de nutrição apontam o elevado nível de insulina como a causa comum à obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, elevação dos níveis de colesterol e triglicéridos e predisposição para o agravamento das doenças degenerativas e doenças auto imunes.

A insulina é a hormona produzida pelo pâncreas sempre que há uma subida do nível de açúcar no sangue proveniente da ingestão de alimentos. A insulina tem como missão no nosso organismo «dar ordem de armazenamento» dos açúcares alimentares, sob a forma de gordura. Sempre que comemos alimentos que no processo digestivo se transformem em açúcar a insulina será libertada e fará o açúcar baixar no sangue para o encaminhar para o processo de armazenagem de energia: a formação de gordura.

A espécie humana desenvolveu ao longo de milhares de anos esta extraordinária capacidade de armazenar energia, sob a forma de gordura, sempre que dispunha de alimentos de elevado nível calórico. Assim fazia reservas a que recorria quando os alimentos eram escassos.
De certa forma, a esta capacidade de produzir insulina e com ela ser capaz de armazenar o excesso de energia sob a forma de gordura sempre que havia abundância de alimentos se pode ter ficado a dever a sobrevivência da espécie humana.

No entanto, na nossa época de abundância e excesso alimentar, esta capacidade ancestral de produzir insulina como resposta ao excesso de ingestão calórica está a «voltar-se contra nós» agora que já não somos confrontados com a alternância de períodos de escassez alimentar. O excesso de insulina está a ser identificada como a causa principal da obesidade das sociedades desenvolvidas.

Com a produção de insulina em níveis elevados, a «ordem de armazenamento» é muito eficazmente cumprida e os níveis de açúcar tendem a baixar no sangue muito rapidamente. O nível de açúcar no sangue pode não ser suficiente para fornecer ao cérebro a quantidade satisfatória de energia – estamos perante uma hipoglicémia reactiva. Quando isso acontece a pessoa sente uma necessidade compulsiva de ingestão de mais quantidade de açúcar para compensar essa descida súbita; tem, então, uma incontrolável vontade de comer doces.
A contínua ingestão de alimentos de elevado índice glicémico estimula o pâncreas à produção repetida de cada vez maiores quantidades de insulina, gerando o que é conhecido como hiperinsulinismo.
Quando as células de um organismo estão sob a acção de elevadas doses de insulina deixam de responder adequadamente a esses estímulo. É como se “ficassem habituadas” e passassem a necessitar de estímulos (doses) cada vez mais elevadas. Este fenómeno é conhecido por insulino-resistência.




Sob o ponto de vista bioquímico tudo se passa deste modo:

1º Ingestão de alimentos doces, açúcar ou cereais refinados que no processo digestivo se transformam rapidamente em açúcar – glicose - de fácil assimilação. São os alimentos de elevado nível glicémico.

2º Esta assimilação rápida de glicose acciona o estímulo para o pâncreas produzir insulina.

3º O pâncreas produz uma grande quantidade de insulina porque «percebeu» que o nível de glicose subiu muito depressa no sangue (porque os alimentos ingeridos eram de elevado índice glicémico).

4º A insulina em quantidade abundante faz sair muito rapidamente a glicose do sangue para o armazém - gordura.

5º O nível de glicose cai para valores inferiores aos de manutenção de fornecimento de energia ao cérebro – hipoglicémia reactiva – e o cérebro entra em sofrimento!

6º A pessoa tem uma intensa sensação de cansaço e de fome e sente necessidade absoluta de comer cada vez mais doces ….

7º Perante uma nova e repetida ingestão de doces e alimentos de elevado índice glicémico, o pâncreas produz cada vez mais insulina – inicia-se o processo de hiperinsulinismo.

8º Perante níveis tão altos de insulina os receptores celulares para a insulina deixam de responder adequadamente exigindo cada vez mais insulina para activarem o processo metabólico que lhes é divido. É a insulino-resistência!


…E o ciclo vicioso está instalado


O que se pode fazer para nunca produzir insulina em excesso?
R: Nunca comer alimentos de elevado índice glicémico!

É este o objectivo das dietas de baixo índice glicémico.

Neste tipo de dietas são totalmente abolidos os açúcares, os doces e todos os alimentos que se transformam rapidamente em glicose, muito fácil de assimilar. Para além dos doces, contam-se entre os alimentos de elevado índice glicémico os cereais refinados e as féculas (batata).

Há um autor médico que se distinguiu como pioneiro na criação das dietas de baixo índice glicémico e de controlo da hiperinsulimo e da insulino-resistência.
Michel Montignac



Fonte

tags: ciclo do açucar, dieta de baixo indice glicemico

4 comentários:

Graziela disse...

Parabéns pela força!
Continue assim, vendo pessoas que nem você eu me motivo mais à cada dia. ^^

Beijão

buxi disse...

Ola!Obrigada pela tua visita ao meu blog.
Desejo boa sorte para a tua dieta :D

Graziela Curcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graziela disse...

Vamos vencer sim! ;)
Pode deixar que eu passarei sempre por aqui, e você passe no meu também! Te linkei já..
Eu tenho 9 kilos à mais, só que é dificil mesmo assim, pois nunca fiz nenhuma dieta, nunca consegui emagrecer com saúde.. Só sem saúde. Por isso é difícil.. mais nada é impossível.. A gente consegue!!
Beijão

Lista de objetivos a serem alcançados em 2010


*Voltar a fazer academia;
*Comer 6 refeições pequenas por dia, cada uma com uma porção de carboidrato e proteína;
*Tomar um comprido de multi-vitaminico e multi-mineral todos os dias;
*Beber 10 copos de água todos os dias.